Logo Rio 2016, referência, plágio ou coincidência?

31 de Dezembro de 2010, praia de Copacabana, 1 hora antes da virada do ano, uma platéia de aproximadamente 2 milhões de pessoas presentes ali, enfim o mundo conheceu o logotipo dos jogos olímpicos de 2016 que será sediada no Rio de Janeiro.

O logo possui as cores da bandeira brasileira e a maior surpresa, é tridimensional. Foram 139 agências participando da concorrência e a vencedora foi a carioca Tátil Design.

Veja o vídeo de apresentação:

Não demorou muito para pipocarem na internet denúncias de plágio. A primeira referência é o quadro “A Dança” do pintor francês Matisse, se as comparações parassem por aí não geraria muitas discussões, mas a segunda referência, da ONG americana Telluride Foundation, colocou em dúvida a originalidade da logomarca vencedora e até mesmo no Brasil esse logo foi reestilizado e utilizado em 2004 no Carnaval de Salvador.

Veja as semelhanças:


O criador Fred Gelli se defende, diz que não conhecia as outras peças e que além de o logotipo representar os contornos do Pão de Açúcar e ser possível visualizar as letras “R”, “I” e “O”, os bonecos representam atletas, o verde pode ser um jogador de vôlei dando uma cortada, o azul seria um remador ou um atleta de saltos ornamentais e o amarelo um goleiro saltando para uma defesa.

Referência, plágio ou coincidência?Assista ao vídeo de criação da marca das Olimpíadas 2016 e tire suas próprias conclusões:

Por Alex Miranda

Sobre Alex Miranda

Diz minha mãe que já percebia minha habilidade pra redação publicitária desde cedo, na culinária, quando me empolgava a cada sopa de letrinhas. E não é que a sopa deu um caldo?
Esse post foi publicado em Design e marcado , . Guardar link permanente.

7 respostas para Logo Rio 2016, referência, plágio ou coincidência?

  1. Luciana Akiko disse:

    pra mim é referência, nós que somos da área sabemos o quanto é importante buscarmos referências antes de se iniciar uma criação.

  2. Dayane disse:

    Não sei de onde veio tanto protecionismo, mas isso está muito longe de ser considerado plágio.
    Entendo por plágio uma cópia integral de um material já criado sem os respectivos créditos ao criador, porém, nada impede que isto se torne referência para outras obras.
    Basear-se, ter como referência, seguir a mesma linha de idéia, não é plagio nem coincidência, é criação.
    Gostei muito da marca e penso que está condizente com a proposta do Rio para as Olimpíadas e do próprio evento em si. Parabéns aos criadores.

    Abraços,
    Dayane Azeredo
    @DadyAzeredo

  3. Sibele Macena disse:

    Para mim também é uma referencia .Parabéns aos criadores !!!!

  4. Eduardo disse:

    apesar de ter achado muito semelhante, eu achei o logo da olimpiada muito lindo, muito bem feito e cheio de referências e inspiração.

  5. Paulinho Moreira disse:

    Tá longe de ser plágio, aliás não acho que nem foi referência.
    O logo é bom, me orgulha do país e seus profissionais e é isso oq interessa.

  6. Guilherme Velloso disse:

    Acho que tentaram criar polêmica mas não deu muito certo..rs
    Qualquer um com o mínimo de experiência na área saberia que isso não é nem de longe um plagio. Muito pelo contrario…é uma ótima referencia e deixaram as outras que tem uma mesma idéia no chinelo. Ficou super moderno e muito bem feita.

    Na minha opinião você foi infeliz no comentário. Mas em fim, cada um tem a sua maneira de gerar conteúdo, chamar atenção para o blog ou até mesmo de gerar discussões.

    Att
    Guilherme

    • Alex Miranda disse:

      Olá Guilherme. Eu não dei a minha opinião, apenas levantei a bola pra ver a opinião dos leitores. Se achavam referência, plágio ou coincidência. E ninguém, incluindo eu, achou plágio. Um abraço.

Deixe um comentário

